Título do Projeto: Em tempos da manipulação do comportamento e a violência
contra os professores na escola.
Ementa: a disciplina abordará questões relacionadas às agressões sofridas por professores oriundas das mais diversas fontes ou estímulos ambientais. Serão discutidos, nesse tópico, o que se considera “agressão” ou “violência”, formas de identificação do agressor, as consequências da agressão sofrida pelo
professor em seu sistema físico/orgânico (depressão, síndrome do pânico etc) decorrentes das reações glandulares, bem como estratégias de contra controle pelo agredido. O segundo tópico abordará a questão da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Serão discutidas as questões relacionadas às hipóteses sobre o comportamento e às relações
humanas. Serão, também, consideradas as possibilidades de desenvolvimento de técnicas de contra controle.
Bibliografia (sujeita à alteração):
ABRAMOVAY, M. Violência nas escolas. Brasília:UNESCO Brasil, CONSED, UNDIME, 2002.
CHRISTIAN,B. E GRIFFITHS,T. – Algoritmos Para Viver ; Cia das Letras; São Paulo; 2018.
DAMASIO, A. – A Estranha Ordem das Coisas; Cia. Das Letras; São Paulo; 2018.
FORSTER, E.M. – A Máquina Parou; Iluminuras-Itaú Cultural; São Paulo; 2018.
HARARI, Y.N. – 21 Lições para o Século 21; Cia. Das Letras; São Paulo; 2018. (capítulos 1 a 4)
MARIGUELA, M.; CAMARGO, A. M. F. de; SOUZA, R. M. Que escola é essa? Anacronismo, resistência e subjetividades. Capítulos 1, 2, 3 e 4. Campinas: Átomo e Alinea.
PEREIRA, Kátia dos Santos. Violência contra os professores nas escolas. Brasília: Câmara dos Deputados, maio, 2016.
Skinner, B.F – Ciência e Comportamento Humano. Editora da Universidade de Brasília; 1967. (Capítulos 22 a 26)
Skinner, B.F. – O Mito da Liberdade. Edições Block; Rio de Janeiro; 1972. (Capítulo 9)
Skinner, B.F. – Sobre o Behaviorismo; Editora Cultrix; São Paulo; 1982. (Capitulo 12)
Teixeira Coelho – Paisagem com Risco Existencial; Iluminuras-Itaú Cultural; 2018