O estágio proposto abrange Instituições prioritariamente públicas de ensino fundamental II e médio. Envolve estudo e vivência de questões ligadas à Educação e à escola, a partir das contribuições teóricas e da pesquisa em Psicologia Educacional. Abarca investigação, vivência e análise das práticas educacionais. Engloba orientação, supervisão, reflexão e discussão acerca da construção da identidade do estudante universitário que deseja ser professor. Tem como objetivos: conhecer o estudante de ensino médio e observar a realidade escolar; Planejar e desenvolver atividades pedagógicas; Analisar e refletir sobre o papel das variáveis psicológicas-chave na construção do conhecimento, seu impacto nas relações interpessoais e suas implicações no fortalecimento da capacidade de aprender a aprender na formação e atuação docente; Identificar, analisar e refletir sobre as condições de mediação envolvidas no espaço escolar suas relações com o processo de ensino-aprendizagem.As atividades previstas durante o estágio incluem a observação da instituição escolar, entrevista com professores/alunos, diretores e/ou coordenadores. A partir do contexto escolar observado os alunos serão orientados à elaboração de planos de aula e realização de diferentes práticas pedagógicas. Estimular-se também à análise das próprias práticas e das práticas de alunos do ensino médio que facilitam e ou dificultam o processo de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico, bem como a identificação não só dos aspectos que podem ser melhorados nos diversos âmbitos do cotidiano escolar, mas também de estratégias para o enfrentamento dos problemas encontrados.
Declaração de Interesse em Projetos de Estágio em Licenciatura