Palavras chaves: decolonialidade; diferenças; direitos (não/humanos); currículo; Educação em Direitos Humanos (EDH). Campo de estágio a ser negociado em sala, preferencialmente em Escola Pública. Ementa: A partir de uma abordagem centrada nas Pedagogias anticoloniais e na educação para os direitos (não/humanos), a proposta do estágio estará voltada para a composição de olhares atentos às práticas educativas colonizadoras e para a proposição de alternativas diante dos processos de “normalização”, patologização e subalternização das crianças e jovens: do(s) outro(s), do(s) considerado(s) “diferente” (s). Propõe uma participação ativa dos(as) estagiários(as) nesse processo de invenção contra-hegemônica de aberturas às diferenças, ao direito à participação ativa das crianças, adolescentes e jovens, com base em seus próprios temas de interesse (tais como racismo, sexismo, capacitismo, etarismo, classismo e/ou qualquer outro marcador de exclusão). Dinâmica da disciplina: discussão através de filmes/ documentários/ lives (quinzenais), debates sobre temas cotidianos envolvendo a educação, apresentações das experiências em campo e aulas expositivas.
Declaração de Interesse em Projetos de Estágio em Licenciatura