O estágio proposto abrange Instituições prioritariamente públicas de ensino fundamental II e médio. Envolve estudo e vivência de questões ligadas à Educação e à escola, a partir das contribuições teóricas e da pesquisa em Psicologia Educacional. Abarca investigação, vivência e análise das práticas educacionais. Engloba orientação, supervisão, reflexão e discussão acerca da construção da identidade do estudante universitário que deseja ser professor. Tem como objetivos: conhecer o estudante do ensino fundamental II e médio e observar a realidade escolar; planejar e desenvolver atividades pedagógicas; analisar e refletir sobre o papel das variáveis psicológicas-chave na construção do conhecimento, seu impacto nas relações interpessoais e suas implicações no fortalecimento da capacidade de aprender a aprender na formação e atuação docente; identificar, analisar e refletir sobre as condições de mediação envolvidas no espaço escolar e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem.As atividades previstas durante o estágio incluem a observação e atuação na instituição escolar, contato com professores/alunos, diretores e/ou coordenadores. Ênfase será dada à elaboração de planos de aula e realização de diferentes práticas pedagógicas, inclusive ministrar aulas e outros projetos de atuação e intervenção psicopedagógica, no contexto educativo Estimular-se também à análise das próprias práticas e das práticas dos que facilitam e ou dificultam o processo de aprendizagem e desenvolvimento escolar, bem como a identificação não só dos aspectos que podem ser melhorados nos diversos âmbitos do cotidiano escolar, mas também de estratégias para o enfrentamento dos problemas encontrados. Adotar-se-á a perspectiva da aprendizagem autorregulada como referencial teórico.
Declaração de Interesse em Projetos de Estágio em Licenciatura